Será que é possível perder barriga sem perder peso? Por que para algumas pessoas a redução de medidas acontece antes da redução de peso? Descubra tudo lendo este post. Umas das dúvidas mais frequentes que recebo é esta: é possível perder barriga sem perder peso? Geralmente, quando as pessoas começam a fazer os exercícios de alta intensidade, reduzem muito mais as medidas do que reduzem o peso mostrado na balança. Talvez isso tenha acontecido com você: na frente do espelho, você enxerga algumas boas mudanças, sente as roupas mais folgadas, mas quando vai ver o quanto perdeu na balança, percebe que a situação não mudou muita coisa. Bem, é perfeitamente natural que a sua expectativa, ao iniciar um processo de emagrecimento, é ver grandes mudanças na balança. Mas, muitas vezes, o que pode acontecer é que você reduza muito mais a medida e não tanto o os números da balança.

Dê preferência a musculação

Nesse sentido, a musculação é uma das atividades físicas mais eficientes, sendo ideal ainda para quem deseja aprender sobre como engordar rapidamente com saúde ao ganhar massa magra.

Embora se associe erroneamente o ganho de massa magra com os atletas que buscam o halterofilismo, é possível desenvolver os músculos de forma moderada.

A hipertrofia consiste no aumento dos músculos e da força, mas sem necessariamente que a pessoa fique “bombada”. Quem busca um corpo bem definido e saudável pode usar a mesma técnica, com exercícios que permitam alcançar os seus objetivos na medida certa.

Além disso, tanto quem deseja perder barriga quanto ganhar peso deve estar muito atento a sua alimentação.

O que fazer para perder barriga: dicas de alimentação

Se a sua dúvida é sobre o que fazer para perder barriga saiba que o cardápio certo é muito importante. De forma geral, pode-se dizer que uma alimentação balanceada e nutritiva é suficiente. A dica é comer tudo com moderação, sem deixar de fora nenhum grupo alimentar.

No entanto, quanto aos produtos industrializados o melhor é reduzir ao máximo o seu consumo.

Carboidratos, preferencialmente, os complexos, encontrados nos alimentos integrais, proteínas magras, gorduras boas, vitaminas e minerais são adquiridos na medida certa quando as refeições contam com diversidade.

Porém, existem alguns alimentos que podem estar ainda mais presentes na hora de investir na queima de calorias localizadas na região abdominal.

Alimentos ricos em ácido ursólico

Os alimentos ricos em ácido ursólico são alguns deles, já que essa substância ajuda a queimar gordura, reduzir o açúcar do sangue e mesmo a ganhar massa magra.

Alguns dos alimentos que o possuem e que por isso não podem faltar no seu cardápio diário são maçãs, preferencialmente com casca, manjericão, amoras e ameixas.

São ricos em ácido ursólico ainda o alecrim, orégano e tomilho, com os quais é possível fazer chá. No entanto, as infusões devem ser bebidas com moderação. Eles também são especiarias que dão muito sabor a diversos pratos.

Alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e, por consequência, fazem com que o corpo queime mais calorias, são outras opções essenciais para a dieta de perder barriga sem emagrecer.

Alguns deles são: gengibre, canela, pimentas, pimentões e os alimentos ricos em ômega 3, como atum, salmão, pistache, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e amendoim.

Quanto às bebidas termogênicas, estão entre elas água gelada, os chás de hibisco e o verde e o café, já que a cafeína é outra substância que ajuda a queimar calorias.

Mas é indicado ingerir cafeína com moderação, pois em excesso possui efeitos colaterais. O óleo de coco e o vinagre de maçã são outras opções termogênicas, os quais podem ser usados na culinária e para temperar as saladas, respectivamente.

Como engordar rápido: dicas de alimentação

Se a ideia é saber como engordar rápido, a alimentação também é fundamental, já que não se pode sair comendo tudo o que enxergar pela frente só porque o objetivo não é emagrecer.

Ao ter uma atitude dessas, além de peso, é bem provável que você ganhe alguma doença causada pela dieta desregrada.

Por isso, até mesmo quem deseja ganhar peso deve seguir as mesmas dicas dadas a quem deseja emagrecer quanto à alimentação. A diferença está na quantidade, já que se você quer engordar pode consumir porções mais substanciosas, mesmo assim, sem exagero.

Qualquer alimento quando ingerido em demasia pode causar danos à saúde, por mais saudável que seja.

Alimentos saudáveis

Nesse sentido, o melhor é optar pelos alimentos saudáveis mais calóricos, presentes em todos os grupos alimentares.

Exemplos são: banana, mamão, abacate, nozes, castanhas, amendoim, frutas secas, como ameixas e damasco, sucos naturais de frutas, feijões, batata, moranga, mandioca, queijos, quinoa e muitos outros.

Outras dicas são comer a cada três horas, ou seja, em torno de seis vezes por dia. Para tanto, é preciso, além do café da manhã, almoçar e jantar, além de fazer lanches entre as principais refeições.

Mesmo assim, o recomendado é comer mais de manhã e de meio dia e a partir do início da noite ter refeições mais leves para não atrapalhar uma boa noite de sono.

Dormir bem, aliás, é essencial para a saúde do organismo e, inclusive, a quem está apostando na musculação para engordar ao ganhar massa magra. Isso porque durante o repouso do corpo os efeitos da musculação persistem nos músculos.

Dicas de como perder barriga e emagrecer rápido

Já quem busca saber como perder barriga e emagrecer rápido também deve se atentar à alimentação, porque o que você come pode ajudar tanto a perder peso quanto a engordar.

No caso do emagrecimento é importante evitar os excessos e comer apenas o suficiente, essa é a principal dica, mas sem se deixar de alimentar-se bem.

Para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, os exercícios são grandes aliados, mas ao realizar uma atividade a alimentação é ainda mais importante.

Quando a pessoa exercita-se sem alimentar-se bem o seu corpo não tem energia suficiente, além disso, usa as suas reservas nutricionais (usadas para o bom funcionamento do organismo) para suprir a necessidade da atividade física.

O resultado disso é o enfraquecimento dos músculos, bem como a flacidez.

Quanto aos melhores exercícios para perder barriga são os aeróbicos, pois eles queimam mais calorias. Assim, você pode caminhar, correr, pular corda, andar de bicicleta e mesmo dançar, além de fazer aulas de ginástica na academia, como step e aeroboxe.

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